Bienal Ama+zônia

Visão de um Desenvolvimento Verde

A ESSÊNCIA DA SOBREVIVÊNCIA

EQUIPE


Fundadores

Alcinda Saphira

Brasileira, é diretora executiva, curadora-chefe e sócia fundadora da Saphira & Ventura Gallery e da New York Contemporary Art Society. Ela é uma profissional de comunicação de massa nas áreas de rádio e televisão, além de artista e curadora formada em Belas Artes. Ela se estabeleceu na indústria da arte com mais de 15 anos de experiência nos EUA e no Brasil, promovendo exposições em grandes locais como as Nações Unidas, Pier 17, Museu da Cidade (Bahia), UNIRIO (Rio de Janeiro), Prudential Center ( Nova Jersey), Biblioteca Pública de Nova Iorque, Fundação Brasileira para as Artes (Nova Iorque), Semana Cultural da América Latina da NYC Art Expo. Durante sete anos atuou como diretora de projetos culturais no Brazilian Endowment for the Arts em Nova Iorque, foi curadora principal de arte e desenvolveu o projeto de filmes de música clássica e experimental. Ela promoveu eventos acadêmicos literários com a participação de escritores como o ex-presidente do Brasil José Sarney, o secretário de Defesa Nelson Jobim, a presidente da Academia Brasileira de Arte e Literatura, Ana Maria Machado, entre outros. Saphira realizou a curadoria de exposições para mais de 400 artistas.

Louis Ventura

De nacionalidade brasileira e americana, economista, empresário, professor e doutorado em administração de empresas, foi assessor do Presidente da República Federal do Brasil José Sarney em 1986 no setor de transporte marítimo e nas negociações de tarifas comerciais internacionais. Produtor do filme “Transcending” com David Lynch. Fundador e CEO da Sociedade Internacional de Arte Contemporânea de Nova York (Nova York, Paris, Cingapura e São Paulo)

 

Christoph Diewald

É economista alemão, aposentado e morando no Brasil. Ele trabalhou por muitos anos no Banco Mundial em projetos no sul da Ásia e no Brasil. De 1992 a 2008, ele coordenou os investimentos do Banco Mundial no Programa Piloto do G-7 para a Preservação da Floresta Tropical Brasileira (PPG7). O PPG7 era um programa de cooperação entre o Brasil e doadores internacionais para ajudar a reduzir a taxa de desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável nas florestas tropicais brasileiras. Depois, ele foi consultor do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, GIZ, KfW e outras agências em vários projetos no Brasil relacionados à conservação de florestas e uso sustentável da terra.

Maria José Gontijo

Brasileira, é a fundadora e diretora executiva do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). Após sua experiência inicial em administração de negócios e finanças, Maria José passou para a administração de programas treinamento de bolsistas, primeiro com a Comissão Fulbright e depois se tornou Gerente de Programa do Programa de Treinamento para Países em Desenvolvimento Avançado SUNY-Brasil. Reconhecendo a necessidade de estabelecer uma organização brasileira para promover treinamento e capacitação em questões socioambientais, em 1999, ela teve um papel fundamental no estabelecimento do IEB, que cresceu e se tornou a ONG mais proeminente do Brasil no setor. Ela tem mais de duas décadas de experiência em criação de equipes e gerenciamento de projetos em questões de desenvolvimento e conservação da Amazônia. Os projetos desenvolvidos sob a liderança de Gontijo foram apoiados por uma ampla gama de doadores internacionais, nacionais e da fundação.

Michael Schucht

Alemão, residente no Brasil, economista, entre 1987 – 2002 coordenador de projetos e programas na África e Ásia do Banco de Desenvolvimento Alemão KfW, desde 2002 consultor e perito free-lance para projetos e programas de desenvolvimento financiados pelo governo alemão em vários países da América do Sul e África, com foco na gestão de recursos naturais e projetos e programas de preservação de florestas tropicais, coprodutor do documentário: “Rios Voadores da Amazônia”

Miguel Lanna

Profissional executivo da área de cooperação internacional para o desenvolvimento e captação de recursos. Desde 2003, Miguel Lanna tem realizado trabalhos como consultor e gerente de projetos em organizações do terceiro setor, governos e agência de cooperação internacional, como exemplo Governo do Distrito Federal, WWF Brasil e Banco Alemão de Desenvolvimento – KfW. Em 2020, ele fundou a empresa DeLannes Consultoria em Gestão de Projetos (www.delannes.com ) e tem atuado como consultor desde então.

Colaboradores

Alexandre Mavignier

É artista multidisciplinar, bacharel em artes plásticas pela faculdade de Belas Artes de São Paulo, brasileiro, paulistano, empresário, atualmente dedica-se exclusivamente as artes multidisciplinarmente, a análise e modelagem de sistemas e negócios para construção de valor em ativos não fungíveis para os mercados de arte e Cultura, arquitetura, urbanismo, construção civil e incorporações estritamente sustentáveis, com foco em inovação estrutural, conteúdo, tecnologia e gestão. Responde atualmente pelos núcleos de arte, tecnologia e comunicação no Atelier O´Reilly · Architecture & Partners · Sustainable Strategies e no Atelier Mavignier.

Josefina Suarez Jimenez

Chilena, naturópata certificada pelo Ministério de Salud de Chile, comunicadora e apresentadora de rádio e TV, coach e ativista de permacultura e de Bio-Construção. Trabalhou com base na medicina natural e indígena ancestral e divulgou saúde integral em diferentes meios de comunicação e na imprensa no Chile. Colaboradora e Diretora de programas de Ecovilas e movimentos ambientais de proteção de matas nativas e praias..

Maria Paula Fidalgo

É apresentadora, psicóloga, atriz e ativista brasileira. É embaixadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, e foi nomeada “Embaixadora das Paz” pelo governo do Distrito Federal. Ela promove a “cultura de paz”, além de outras causas, como o incentivo ao aleitamento materno e a preservação do meio ambiente e da cultura indígena.

Patricia O’Reilly

Arquiteta e urbanista graduada pela Universidade de Belas Artes . SP. Brasil, pós graduada em Paisagismo Ecológico pela Fundaciò VS . Barcelona, Mestre em Arquitetura e Urbanismo Ambiental e Energia pela Universitat Politècnica de Catalunya . Barcelona . España. Profissional certificada pelo Selo Healthy Building Certificate . HBC PRO.

Membro fundadora da Sustainable Reference, empresa Iberoamericana de difusão, consultoria e estudos arquitetônicos sustentáveis, Vice Presidente Metropolitana . SP da rede e-dau, Consultora em Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis, NUTAU/USP – Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2007, Vice-Presidente da rede e-dau de arquitetura, fundou o escritório Atelier O’Reilly Architecture & Partners . Sustainable Strategies com sede em São Paulo e filial em Miami, Fl.

Com prêmios nacionais e internacionais é reconhecida como uma das maiores representantes da sustentabilidade na arquitetura e urbanismo brasileiros, possui em seu currículo, mais de 60.000.000 m² projetados, entre cidades, bairros, loteamentos e edifícios sustentáveis.

Seu trabalho alia qualidade de vida, tecnologia e saudabilidade com uma nova atitude projetual para o crescimento sustentável da cadeia produtiva da construção e desenvolvimento urbano sustentável.